terça-feira, 13 de novembro de 2018

Utilização do Sistema Multimédia-Imagem

Utilização do Sistema Multimédia-Imagem


Pixel
     Pixel é o elemento mais pequeno num dispositivo de exibição (exemplo um monitor), onde é possível  atribuir-se uma cor. De outra forma, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhões de pixeis formam a imagem.
Num monitor colorido, cada pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits).  

Resolução
     A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. Este modo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. A resolução quantifica como próximas as linhas podem ficar umas das outras. As unidades de resolução podem ligadas a tamanhos físicos ou ao tamanho total de uma figura. 



Profundidade da Cor
     A profundidade da cor é um modo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Esta noção é conhecido também como bits por pixel (bpp). Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.



Tamanho de um Ficheiro
     O tamanho de um ficheiro corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (KB), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixeis da imagem. As imagens com um maior número de pixeis podem reproduzir mais detalhes em um determinado tamanho impresso, mas exigem mais espaço em disco para armazenamento e podem ser mais lentas na edição e impressão. Assim, a resolução de um ficheiro torna-se um ajuste entre a qualidade da imagem e o tamanho do ficheiro.





Modelos de Cor 
      Os Modelos de Cores fornecem diversos métodos de definição de cores, e cada modelo define as cores utilizando componentes de cores específicos. Há vários modelos de cores que podem ser escolhidos ao criar imagens gráficas.
    
  O modelo de cores RGB usa os componentes vermelho (R), verde (G) e azul (B) para definir a quantidade de luz vermelha, verde e azul em uma determinada cor. Em uma imagem de 24 bits, cada componente é expresso como um número entre 0 e 255. Em uma imagem com taxa de bits mais alta, como uma imagem de 48 bits, o intervalo de valores é maior. A combinação desses componentes define uma cor única.

      O modelo de cores CMYK, usado em impressão, utiliza os componentes ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K) para definir as cores. Os valores desses componentes variam de 0 a 100 e representam percentuais.

      O modelo de cores HSB usa matiz (H), saturação (S) e brilho (B) como componentes para definir as cores. HSB também é conhecido como HSV (com os componentes matiz, saturação e valor). Matiz descreve o pigmento de uma cor e é expresso em graus para representar a localização na roda de cores padrão. Por exemplo, vermelho é 0 grau, amarelo é 60 graus, verde é 120 graus, ciano é 180 graus, azul é 240 graus e magenta é 300 graus.














https://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_cor
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
https://helpx.adobe.com/pt/photoshop/using/image-size-resolution.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o
https://pt.slideshare.net/KellyElsa/modelo-de-cor

Sem comentários:

Enviar um comentário