quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Imagem

Imagem

      
          No âmbito da imagem, existem duas técnicas de compressão de dados: com perdas e sem perdas. 
      Compressão sem perdas é quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva totalmente os dados da imagem. Alguns tipos de compressão sem perda de dados: GIF, PNG, JPEG 2000, TIFF.
      Compressão com perdas dá-se quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem. A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perda de dados são: BMP, JPEG, Fractal compression, Wavelet compression.

     Há vários formatos de ficheiros de imagem bitmap: GIF, BMP, PDF, JPEG, PNG, TIFF, etc.
  O formato JPEG (Joint Photographic Experts Group) é um dos padrões mais populares da Internet por juntar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e cria arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. O JPEG possibilita isso porque é um formato que utiliza compressão de imagens.


       O GIF ( Graphics Interchange Format)  gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, o seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, a sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.



       O PNG (Portable Network Graphics) reúne as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade. Porém, conta com uma grande  diferença: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.


         Esta é a diferença entre os formatos de GIF, JPEG e PNG.





      O TIFF (Tagged Image File Format) consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.
O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.

       Também há formatos de ficheiros de imagem vetorial: CDR, etc.
       O CDR (CorelDraw) é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É uma aplicação de ilustração vetorial que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, etc.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_com_perda_de_dados
https://canaltech.com.br/software/qual-a-diferenca-entre-jpg-gif-png-exif-e-outros-formatos-de-imagem/
https://xoxo42.wordpress.com/2015/11/16/formatos-de-ficheiros-de-imagem-vetorial/

Sem comentários:

Enviar um comentário